terça-feira, 21 de agosto de 2007

presente

ontem eu ganhei um livro...

textos do Rubem Alves,
cujo título me fez refletir sobre
aquilo que penso, quando não estou pensando.

dificilmente eu não penso
não consigo me abstrair
quando deito, vem os pensamentos que não quero pensar
procuro disfarçar, contar carneirinhos...
e de repente estou contabilizando
o que não fiz e deveria ter feito
ou aquilo que fiz e não deveria faze-lo.

os momentos em que não penso
são quando, as crianças netas
Priscila e júlia, me levam para um mundo
habitado por princesas, crianças, bichos,
florestas, mar, rios, o mal,o bem,

(-"conta uma história, vovó!
era uma vez...uma menininha?
pergunto...
-"não vó, era uma bruxa"
e assim elas próprias
vão construindo as histórias...
-"a bruxa morreu, vovó?"
- morreu? pergunto...
-"não, vovó, coitadinha..."
Então não...ela ficou boazinha!)

ganhei este livro do Rogério- amigo
cuja sensibilidade me faz pequena...
para ele também "as bruxas não devem morrer"
cuidadoso, escolhe as palavras
para dizer o que necessita ser dito
Tem esse dom.
sem ferir, sem magoar...
Enaltece os bons sentimentos,
sem prestar atenção nos maus.

acolhe...dá colo!

espera o momento para falar.
as verdades vão lhes saltando nas palavras
devagarzinho, parecendo ser
absolutamente desnecessárias...
e ele se inclui na situação do outro,
nivela as condições, deixa-se igual,
e o outro, naquele exato momento
entende a sua pequenez, faz o "mea culpa"
e ganha um amigo...

Esse é o Rogério.
cuidador das crianças,
mas também cuida da alma dos adultos
É isso!
é um cuidador de almas,
sem descuidar da sua...
as suas aflições?
não descobri onde ele as esconde.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sandra, que habilidade incrível! Escreva mais e mais. Estarei sempre lendo. Eu e mais algumas menininhas por aqui...
Rogério é isso mesmo que vc "poetizou". Vc é fã e eu também.

Quanto ao Rubem Alves ... preciso te contar mais, como ele mudou o rumo da história e de minhas estórias que gosto de contar.
Bjs
Anna Lindo

Pedro disse...

Muito bom.

Gostei da parte que as crianças levam você a um mundo habitado por princesas e bichos.

Bonita imagem.

Bjs.

Alaor Oliveira disse...

Adorei! Da próxima vez quero assistir uma palestra tua! Parabéns! Vou visitar sempre este blog. Quero ler tudo! ABração!

rogerio tuon disse...

Minha querida, hoje fui eu quem ganhou um presente dos mais lindos, dos mais tocantes, dos mais verdadeiros. E só consegue presentear assim um coração como o teu: cheio de sabedoria, de calma, de capacidade de amar sem pré-julgamentos, pleno de humor e sensibilidade. Grande beijo e obrigado.