domingo, 11 de novembro de 2007

Metrô

ando de metrô
e como o Rubem Alves,
fico imaginando a vida de cada pessoa
que ali está, indo para o seu destino.
crianças, adolescentes, homens, mulheres...
alguns, o cansaço está na face, no corpo
outros, parecem determinados, gostam dos seus destinos
gostaria de cumprimentar a todos mas,
sigo a regra dos anônimos da cidade grande!
misturam- se as faces: alegres, pensativas,
ausentes, preocupadas, aliviadas, doentes, estrogênicas,
testosterõnicas, pobres e quase pobres...
prá mim, é curioso!
olho o embarque e o desembarque
apressado e costumeiro : sem medo, com firmeza,
certos da continuidade da tarde,
da noite, do amanhã ... O que seria de cada um?
"- Próxima estação ..., desembarque a esquerda"
eu desço, sob os olhos atentos dos meus meninos grandes,
preocupados comigo , expressando carinho e cuidados.
Eu desço, com o sentimento de liberdade ,
e a leveza de estar anônima na cidade grande,
que carrega os mistérios de todas as faces que se cruzam
que normatiza a forma de viver...
que se apodera da vida de todos...
que desvenda os mistérios, mas não os revela!

4 comentários:

Unknown disse...

É tão gostoso pensar que qualquer dessas pessoas tem um mundo dentro de si! Qualquer delas pode um dia cruzar nossos olhares e entrar em nossas vidas.
É, como a história dos tijolinhos que vão ser sobrepostos e unidos pela argamassa, nossas vidas parecem um jogo de xadrez, cada andada muda nossos caminhos!
Você, o Chico, a Clarice Lispector, parecem que roubam as palavras de minha boca e dos meus personagens.
Obrigado!

Anônimo disse...

Paulo, querido
eu te agradeço pelo carinho,saiba que eu estou feliz por essa aproximidade.E voce está mexendo com o baú da minha memória ...amei as histórias e as fotos da cidade que parecia estar esquecida..
beijos, Sandra

Raul Abreu disse...

Ando muito de metrô quando vou a São Paulo. Gosto de andar de metrô e observar as pessoas. Algumas quietas, pensativas. Outras agitadas. Algumas muito comportadas e respeitadoras. Outras... fazem-nos pensar como possível mudar esse mundo? Sandra, é muito agradável ler seus pensamentos! Abraços com carinho, Raul de Abreu

Anônimo disse...

E um detalhe: como uma viagem tão curta pode gerar tanta observação e imaginação? De repente passam histórias que inventamos para cada passageiro sem nos darmos conta do pouco tempo. É uma projeção bem consciente e um exercício ímpar.