domingo, 3 de janeiro de 2010

Adeus, ano velho

lá vem o ano novo
e eu? cansada depois de muitos plantões
muda o ano
e as lembranças
daqueles que não vi
daqueles que se foram para sempre
daquele que não veio apesar de tão esperado.

 vai a minha menina de volta pra vida de trabalho
e de mulher
e eu fico
olhando pela fresta da janela
o ano que se inicia
tento adivinhar
o que ele me diz...
algumas coisas são certas:
a mesmice, o dia e a noite iguais.
Isto é matemático.
Não muda porque exige da espectadora as mudanças.
afora isso,
o imprevisivel:
talvez melhorias,
talvez o inevitável.
fazia tempo que eu não chorava...
me deu saudade do vizinho loiro
que mudou-se para a eternidade
levando a sua juventude
e nos deixando envelhecidos.

adeus, ano velho.
Nas palavras da Sarah,
"tudo recomeça (inacreditavelmente) igual"

Um comentário:

Raul disse...

Querida amiga Sandra: A vida é assim mesmo: todos os dias o relógio bate as mesmas horas, do mesmo jeito ! Mas meu relógio é um ANSONI - de parede e de cordas que foi de meu avô - que recebi de herança de Raul avô para Raul Neto e será de meu filho, de seu filho, de seu filho... Tudo do mesmo jeito. Mas, o relógio para marcar as horas precisa de cordas. Cada vez que dou corda, eu me lembro de meu avô, de meu pai, de minha infância e daqueles que ainda virão. A rotina, embora rotineira, é diferente todo dia pois, embora o ato "matemático", há o colorido do pensamento que vai lá atrás ou muito lá na frente e cria um movimento mágico onde tudo gira ao redor trazendo alegrias e saudades. Eu tenho saudade do dia em que pedi uma garota pra namorar, pela 1a. vez. Estava um dia lindo,... o relógio bateu 10 vezes, acho que me lembrando que estava sol, lindo, e eram 10 horas da manhã ! Cada hora que eu ouvir o relógio rotineiro bater, vou me lembrar de algo tão bom que me aconteceu... ou entao vou imaginar algo bom que eu possa fazer. As pessoas que passaram e não sei pra onde foram, tenho um segredinho especial: estão guardadas com carinho no meu coração ! Agora são 10 horas novamente, embora chuvoso, diferente daquele dia, estou me lembrando daquele jardim e daquele banco onde, tremendo de medo, senti o coração bater inúmeras vezes que o meu relógio ainda não bateu !Coitado do relógio que só recebe o meu carinho todo dia !